Sedação mínima inalatória:
Você respira óxido nitroso: também conhecido como "gás hilariante" - combinado com oxigênio através de uma máscara colocada sobre o nariz. O gás ajuda a relaxar. Seu dentista pode controlar a quantidade de sedação que você recebe e o gás tende a desaparecer rapidamente. Esta é a única forma de sedação em que você pode dirigir sozinho para casa após o procedimento.
Sedação oral: Dependendo da dose total administrada, a sedação oral pode variar de mínima a moderada. Para sedação mínima, você toma uma pílula. Normalmente, a pílula é Halcion, que é um membro da mesma família de medicamentos do Valium, e geralmente é tomada cerca de uma hora antes do procedimento. A pílula vai deixá-lo sonolento, embora você ainda esteja acordado. Uma dose maior pode ser administrada para produzir sedação moderada. Este é o tipo de anestesia mais comumente associado à sedação odontológica. Algumas pessoas ficam tontas o suficiente com a sedação oral moderada para adormecer durante o procedimento. Eles geralmente podem, no entanto, ser acordados com uma leve sacudida.
Sedação moderada IV: Você recebe o medicamento sedativo por meio de uma veia, para que ele funcione mais rapidamente. Este método permite ao dentista ajustar continuamente o nível de sedação.
Sedação profunda e anestesia geral: Você receberá medicamentos que o deixarão quase inconsciente ou totalmente inconsciente - profundamente adormecido - durante o procedimento. Enquanto estiver sob anestesia geral, você não pode ser facilmente acordado até que os efeitos da anestesia desapareçam ou sejam revertidos com medicação.